terça-feira, 16 de agosto de 2011

ZOFIR BRASIL




ZOFIR OLIVEIRA BRASIL, nasceu na cidade de Ituaçu, no interior da Bahia, no dia 22 de agosto de 1926 e faleceu em Salvador no dia 09 de maio de 1990.

Casado com D. Uranita Lima Brasil, cujo consórcio lhe presenteou com quatro filhas : Zonita, Cleti, Alca e Is Maria.

Foi transferido para a cidade de Rio de Contas em 1961, como fincionário do IBGE, tornando-se um verdadeiro cidadão riocontense.

Dotado de inteligência aguçada, foi um autodidata para a oratória, a poesia, a dramaturgia, a escultura e as artes em geral, pois fazia de tudo um pouco... Estdava por contaprópria as regras gramaticais, fazia treinamento de dicção, criava, ensaiava, produzia peças de teatro, gostava de piadas e de carnaval.
 Zofir se destacou por suas obras de escultura, pintura, montagens e peças de artes, construídas a partir de matéria-prima encontrada na natureza: pedra, galhos secos, madeira, troncos, areia, sementes: além de reciclar sucatas achadas aqui e acolá, tudo transformando em obras de arte exóticas, bizarras, um misto de surrealismo com a verdade crua, indo por um caminho transcorrido com humor, crítica e apelo político -social, numa revolta silenciosa contra a fome, a miséria e a ignorância.


                                                                       

Nenhum comentário:

Postar um comentário