quarta-feira, 24 de agosto de 2011

IGREJA DE NOSSA SENHORA SANTANA


Essa igreja teve a sua construção iniciada na primeira metade do século XIX. Construída pelos escravos, usando pedras sobre pedras, que permaneceram nuas, sem acabamneto, como a demonstrar a todos a perfeição do trabalho desenvolvido àquela época. A Igreja possui três naves e uma capela-mor, constituindo uma obra completamente rústica .É cercada por janelas ao alto e em derredor de toda a sua construção. Suas obras foram interrompidas por volta de 1850, com a crise da exploração das minas de ouro do município, ficando a igreja inacabda s sem teto. Mas isso não impedia que se celebrasse os atos litúrgicos em seu interior. Havia missas,novenas, casamentos e batizados...Muitas vezes os fiéis passavam frio e tomavam chuva durante as celebrações.
Somente em 1957, foi construída uma cobertura de telha-vã, que até hoje é conservada. O trabalho foi realizado sob a responsabilidade do Mestre de Obras Florisvaldo Cardoso Albuquerque, hábil na sua arte e famoso em toda região.
 A Igreja de Santana, além de integrar o Conjunto Arquitetônico protegido de Rio de Contas, foi tombada individualmente pelo IPHAN em 1958, através do processo nº 0446-T, sob a inscrição nº 325 do Livro Histórico.


A festa em louvor á Senhora Santana realiza-se no dia 26 de julho.

A Igreja localiza-se na Rua Álvaro Dantas, conhecida como Rua da Ponte.

 

  









Nenhum comentário:

Postar um comentário