terça-feira, 16 de agosto de 2011


Com o tema: “Cultura, Diversidade, Cidadania e Desenvolvimento”, aconteceu no  dia 05 de outubro de 2009, no salão nobre do clube Social, a 1.ª conferencia Municipal de Cultura do município de Rio de Contas, que contou com as ilustres presenças de Carmo Joaquim da Silva – Representante das Quilombolas de Rio de Contas; Gineton Santos – Secretário Municipal de Educação e Cultura; Pitágoras Luna – Representante Territorial de cultura da Chapada diamantina; Maria do Carmo Baltar – Assessora da Superintendência do IPHAN na Bahia e do Prefeito Municipal Dr. Márcio Oliveira Farias. Assim foi composta a mesa dos trabalhos temáticos que comandaram as discussões.

Abordando  a Produção Simbólica e a Diversidade Cultural, esteve a professora Evelina Trindade Lima, que é Presidente da Associação de Amigos da Biblioteca (BiBLOS), também o Sr. Márcio Caires, que é Presidente da Associação Grão de Luz Griô, sendo também Coordenador do Projeto Ação Griô Nacional.

Falando sobre Cultura, cidade e Cidadania, esteve a Arquiteta Maria do Carmo Baltar do IPHAN-BA. Sobre Cultura e Desenvolvimento Sustentável, discorreu com muita propriedade, Jorge Antônio Cunha Veiga de Sá, que é Bacharel em Artes Cênicas, Diretor Teatral, Ator e Mestre de Reike, além de funcionário do Banco do Brasil.

Economia Criativa Aliada a Cultura, foi dissertada pelo Sr. Márcio Caíres da Associação Grão de Luz. Gestão e Institucional idade da cultura, teve  comando do Sr. Pitágoras de Luna Freire Alves que representou o Território da chapada e também a Secretaria da Cultura do Estado da Bahia SECULT.

A I Conferência Municipal de Cultura de Rio de Contas, foi um evento de grande sucesso, tendo contado com um publico participante que superou em três vezes a expectativa dos realizadores, inclusive do Secretario de Educação e Cultura, que emocionado, declarou que essa resposta positiva do publico aumenta ainda mais o seu compromisso em relação a este trabalho realizado que terá continuidade.

Foi também notada, claramente, a satisfação do prefeito municipal, Dr. Márcio Farias, com o apoio e a presença, em grande número, da comunidade.


Com o objetivo de focar um trabalho direcionado para a Cultura do Município, a Conferência,  contou com a participação de Representantes de diversas entidades ligadas à área, como também de participantes engajados no fortalecimento Territorial de Cultura no parque ecológico que se inicia em Rio de Contas.
 
Entusiasmados com a receptividade do publico, a organização do evento, parabenizou  o Secretario Estadual de Cultura, com os seus  Representantes  e a todos que colaboraram com essa iniciativa, reafirmando o compromisso do prefeito em apoiar ações culturais no município.


 Veja algumas fotos:



  
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário